História
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Derivados de Petróleo, Postos de Lavação, Lubrificação, Borracharias e Similares da Região Sul de SC - SIEMCODEPE foi fundado em 19/11/1995. Até junho de 2010, foi dirigido por Jorge Oclenes da Conceição.
Durante aproximadamente 15 anos, Oclenes presidiu o SIEMCODEPE e usou o sindicato em benefício próprio, sem nada ter feito em prol dos trabalhadores. As consequências negativas da omissão do sindicato nas negociações das convenções Coletivas de Trabalho prejudicaram muito a categoria representada e a própria entidade sindical, que jamais foi transparente e democrática.
Nesses 15 anos, os trabalhadores raramente participavam de assembleias, não tinham nenhum benefício e ficaram reféns de negociatas realizadas pela antiga diretoria. Somente após este longo período, as improbidades começaram a ser investigadas após a denúncia anônima feita ao Ministério Público do Trabalho e acatada pela Justiça do Trabalho de Santa Catarina, conforme descrita a seguir:
Em 06 de maio de 2009, a Procuradoria do Trabalho recebeu denúncia anônima noticiando que o "presidente do sindicato do comércio de derivados de petróleo de Criciúma e da Região Sul de Santa Catarina, Jorge Oclenes da Conceição está rico e o sindicato não tem nenhum bem, mas ele tem uma mansão, comprou uma caminhonete para ele com cheque do sindicato, usa o dinheiro do sindicato para ele e falsifica assinatura dos outros membros do sindicato que nem imaginam, ele faz o que quer". |
As denúncias foram devidamente investigadas e farta documentação comprobatória dos ilícitos cometidos pela antiga diretoria foram anexadas ao processo Nº 1872-81/2010. O resultado foi a cassação do mandato em 30 de junho de 2010, conforme sentença proferida pela Dra. Danielle Bertachini Monteleone, Juíza do Trabalho.
A Diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Derivados de Petróleo, Postos de Lavação, Lubrificação, Borracharias e Similares da Região Sul de SC -SIEMCODEPE foi empossada no dia 13 de outubro de 2010 pela Excel. Juíza do Trabalho Dra. Danielle Bertachini Monteleone, da 3ª Vara do Trabalho de Criciúma/SC.
Estiveram presentes no ato de posse, o Secretário Geral da UGT/SC Professor Carlos Magno da Silva Bernardo, o Secretário de Mobilização e Organização da Central, Nicolau de Almeida, o Coordenador da Macrorregião Vale do Itajaí, Paulo Cedrez além de vários Dirigentes Sindicais.
Com a coordenação do MPT e apoio da União Geral dos Trabalhadores de Santa Catarina - UGT/SC, do Sindicato dos Comerciários de Criciúma e Região - SECCRI, do Sindicato dos Mineiros de Criciúma, do Sindicato dos Químicos de Criciúma e Região, entre outros, foi restabelecida a democracia no SIEMCODEPE que agora tem instrumentos legítimos para defender os interesses das trabalhadoras e trabalhadores dessas importantes categorias.
O Presidente do SIEMCODEPE, Sr. Salésio Augusta, e toda nova Diretoria já iniciam com a responsabilidade de discutir a campanha salarial com as categorias. Todos já estão em plena atividade, com o apoio da UGT/SC, realizando Assembléias nos dias 14 e 15/10 em várias cidades da região com o objetivo de ouvir os trabalhadores e suas reivindicações.
A UGT parabeniza a Diretoria empossada e se coloca a disposição para continuar apoiando as lutas em prol das categorias representadas pelo SIEMCODEPE. Conheça a nova diretoria na GALERIA DE FOTOS!